domingo, 21 de fevereiro de 2010

Lamparina-Uma Luz do Tempo de Jesus (uma abordagem Hitórica e Secular)

A pesquisa em busca de obras de arqueologia, que permitisseminterpretar, em detalhes mínimos, uma lamparina, utilizada como luminária doméstica, no período Herodiano, no tempo de Jesus de Nazaré, só foi possível quando a Federação Israelita, do Rio Grande do Sul, e a Ordem dos Franciscanos permitiram acesso as suas bibliotecas e ao conquistarmos a atenção e o interesse de outros religiosos de vasta cultura.
Além disso, decobrir a mecânica, os materiais disponíveis na época e a técnica utiliza na queimaa da cerâmica, possibilitando reproduzi-los na execução das réplicas, nos levou aos atenciosos professores da Cadeira de Cerâmica, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
         Essas lamparinas são identificáveis através de sua forma peculiar, recuperadas em escavações arqueológicas na Terra Santa  e, por isso reconhecidas com herodianas.
A réplica dessa lamparina que em "breve estará publicada sua foto" é executada com técnica artesanal, usada pelos judeus na fabricação de luminárias no tempo de Jesus, seguiondo em detalhes os protocolos arqueológicos necessários à execução de um peça com autenticidade científica, que possibilita uma expectativa cultural, em todos os sentidos.
          A lamparina é alimentada com qualquer óleo de cozinha. Sugerimos seu uso em momentos de espiritualidade ou na falta de energia elétrica, em casa, no local de trabalho ou em sua igreja. Além de servir como luminária doméstica em substituição à vela de cera, que surgiu muitos séculos após e desaparece ao ser usada. A lamparina perdura, realimentada por óleo de cozinha (soja ou oliva).
          Apenas três artesão comprovaram a capacitação técnica para a reprodução das réplicas, com as necessárias  características, recebendo a autorização da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social do Rio Grande do Sul ewm seus registrios de números 15. 657, 60. 256 e 60. 572, (retirado histórico do folheto explicativo da Casa do Artesão do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, quando da aquisição de uma peça em cerâmica de réplica da lamparina)